A beleza em observar nos leva a amar profundamente…

18557321_663509767176313_3378244814257184039_n

Lembro-me de quando criança gostar de observar as formigas. Engraçado e intrigante como elas se unem em prol uma das outras, não achas? Sempre em fileira, em tempo oportuno, caminham e coletam seus alimentos e os carregam sobre as costas. Isto ficou em minha mente e até hoje, quando possível, fico a vê-las. Talvez se pergunte o que tem a ver, todavia, isto é uma introdução que nos levará ao fator principal: a importância da observação.

Temos diversos assuntos que necessitam de nossas contemplações, mas há um em especial que assola muitos jovens, levando-os a frustrações emocionais: a falta de sabedoria em observar. A ansiedade pelo amanhã faz com que muitos se atropelem. A necessidade de estar com alguém faz com que muitos se esqueçam do real motivo do que é o amor. Talvez me faças outra pergunta como “o que é amor para você?”, e confesso-lhe que por diversas vezes tentei encontrar nas relações humanas palavras a se usar, no entanto, Deus é a explicação mais certeira e eloquente. Como é se entregar por quem nada tem a oferecer? Como é saber amar além do incondicional como fizera Deus? No fim das contas desta pergunta, noto dentro de mim que há coisas que somente Deus pode fazer – mesmo sabendo que nada podemos sem Ele, e tudo depende d’Ele – assim como nos ensinar a amar profundamente.

Primeiro se conhece, depois se aplica o conhecimento. A sabedoria em observar nos leva a entender que toda confiança desapercebida que possamos dar, a mais perigosa é a que damos ao que sentimos dentro de nós. Toda a afeição deve – pelo menos deveria – ser repassada na razão para se ache motivos reais de levá-la adiante. O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor, já dizia Salomão. Que sejamos cautelosos e preservemos nossos corações para quem realmente mereça nossa atenção. Existem belezas no amor que jamais poderão ser enxergadas se estivermos possuídos por uma vaidosa paixão passageira. Oras, caro leitor, você a ama por ela ser linda fisicamente, ou, você o ama por atender suas expectativas emocionais? Sem dúvidas, se estes forem as causas, desconheces sobre o amor. Quando colocamos nossa vida nas mãos de outra pessoa, isto é uma atitude de fé, e daí parte o conhecimento do amor. Fé é o início do amor, com tudo, a observação é o início da fé. Como esperar de alguém que saí por todo canto a elogiar quem quer seja de forma romântica e íntima como um pescador que estar esperançoso em fisgar o primeiro peixe que cair em sua rede? Como deseja casar-se com quem sequer tem uma vida de oração e ignorar a comunhão com o Senhor? É certo que a maior graça que podemos ter é de poder reconhecermos quão miseráveis e fracos somos. Spurgeon estava certo ao afirmar que “se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo”, e este tudo, indubitavelmente, envolve o romance-casamento. Observe. Tenha a paciência de apreciar os detalhes. Sua observação lhe levará a razão para que possas agir segundo a vontade de Deus. Beleza se vai, o materialismo por si só já se responde, e nós do pó viemos e ao pó retornaremos. No mais, que você possa encontrar alguém que queira se unir a você, mas que antes esteja unido a Cristo, firmemente. Voltando outra vez a Salomão, “melhor é serem dois do que um […] porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro”. Em outras palavras, que sua fé no amor esteja baseada na certeza de que, quando o amor é firmado em Deus – porque Deus é amor – as tempestades se tornam experiências e resistências, e não motivos petulantes para um divórcio. Sozinhos não somos nada, e que bom que Deus nos amou primeiro e estar a nos ensinar todos dias a amar. Aprenda junto ao Senhor a observar com sabedoria e com a alma, podendo obter uma relação positiva e que honre os princípios bíblicos, e principalmente ao Mestre. Por fim, volto frisar que façais bom uso dos ensinamentos do Eterno para com seu futuro cônjuge. Pois, por Deus e para Deus são todas as coisas.

Jhennifer Souza | Feminilidade – Coram Deo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s